Sobre

O EVENTO
O Projeto Systemics Across Languages - SAL é orientado teoricamente pela Linguística Sistêmico-Funcional, teoria social da linguagem criada nos anos 1960, por Michael Halliday. No Brasil, o SAL iniciou-se oficialmente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em 2006, coordenado pela Profa. Dr Leila Barbara em parceria com Dr. Christian M.I.M Matthiessen. Trata-se de um projeto que investiga a linguagem em uso nos mais diversos contextos – social, acadêmico e institucional.  Alinha suas discussões às realizadas pelas associações de Linguística Sistêmico-Funcional, dentre elas, ISFLA (Internacional Systemic Functional Linguistic Association) e ALSFAL (Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina). Atualmente, o  SAL congrega pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, dentre elas, PUCSP, UNB, UFSM, UNIFESP, UFSC, UEC, UPG, UFRGS, e realiza, anualmente, desde 2011, encontros em diferentes universidades do Brasil para discutir aspectos teóricos e metodológicos visando apresentar as contribuições dessa teoria para a área dos estudos da Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras.
Os encontros do Projeto SAL aconteceram, respetivamente: (1) I Encontro ocorreu em 2011 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), cuja temática abordou a descrição, em Linguística Sistêmico-Funcional, com fins tipológicos (http://salpucsp.blogspot.com.br/); (2) II Encontro ocorreu em 2012 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); (3) III Encontro ocorreu em 2014 na Universidade de Brasília (UnB), cuja temática contemplou a Aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da escrita na educação básica brasileira e à descrição dos gêneros do discurso. (Blog do evento); (4) V Encontro ocorreu em 2015 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e abordou questões relacionadas aos sistemas gramaticais das línguas e a aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da língua materna. (Blog do evento); e (5) V Encontro ocorreu também em 2015 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), concomitantemente ao XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL); nesse evento foram discutidas as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para os Multiletramentos.  (Blog do evento)
Em 2016, a UFRGS promove o VI Encontro SAL juntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, projeto Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PIBID/UFRGS – Português com o tema “Contribuições linguísticas para a formação docente”. O objetivo do encontro é “promover discussões voltadas ao campo do ensino de línguas tendo como base a Linguística Sistêmico-Funcional (SFL) e os seus possíveis desdobramentos à formação de professores”.
      O VI Encontro contará com atividades realizadas por Mesas-Redondas, Sessões de Comunicação Coordenada e Minicursos. As mesas-redondas visam apresentar o potencial da LSF para as práticas docentes no ensino de língua e buscam uma interlocução com outras áreas de pesquisa que são desenvolvidas no IL/UFRGS. As Sessões de Comunicação Coordenada são propostas por componentes do grupo SAL e por outros pesquisadores organizados por Universidades ou por interesses comuns de divulgação em pesquisas em desenvolvimento que contribuem para a formação docente. As Sessões de Comunicação Coordenadas são organizadas por eixos temáticos: contextos educacionais e outros contextos. Os Minicursos têm como objetivo auxiliar na formação docente e têm prioritariamente os alunos do PIBID (obrigatório) e alunos do curso de Letras como público-alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário