A Linguística Sistêmico-Funcional e sua aplicação em sala de aula de língua portuguesa

Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)

Abordagens pedagógicas diversas que embasam o ensino de língua portuguesa nem sempre têm se mostrado eficazes, haja vista os resultados das avaliações realizadas por órgãos nacionais e internacionais acerca do desempenho dos alunos do ensino básico no Brasil (Provinha Brasil, ANA, ENEM, PISA, por exemplo) em linguagem. Nesta mesa-redonda, pretendo apresentar uma proposta de trabalho que tenha por base a Linguística Sistêmico-Funcional. Para tanto, parto de um exemplar de um gênero textual e conduzo a análise parcial e global, na qual exploro o potencial semântico e funcional da língua portuguesa. Com esse percurso, espero demonstrar aos professores uma possibilidade de trabalho que poderá promover melhor desempenho dos discentes em idade escolar e, consequentemente, elevar os índices de desempenho em nível tanto nacional quanto internacional.


PALAVRAS-CHAVE: Linguística Sistêmico-Funcional. Ensino. Língua portuguesa. Léxico-gramática.

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