A Linguística Sistêmico-Funcional e sua aplicação em sala de aula de
língua portuguesa
Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)
Abordagens pedagógicas diversas que
embasam o ensino de língua portuguesa nem sempre têm se mostrado eficazes, haja
vista os resultados das avaliações realizadas por órgãos nacionais e
internacionais acerca do desempenho dos alunos do ensino básico no Brasil
(Provinha Brasil, ANA, ENEM, PISA, por exemplo) em linguagem. Nesta
mesa-redonda, pretendo apresentar uma proposta de trabalho que tenha por base a
Linguística Sistêmico-Funcional. Para tanto, parto de um exemplar de um gênero
textual e conduzo a análise parcial e global, na qual exploro o potencial
semântico e funcional da língua portuguesa. Com esse percurso, espero
demonstrar aos professores uma possibilidade de trabalho que poderá promover
melhor desempenho dos discentes em idade escolar e, consequentemente, elevar os
índices de desempenho em nível tanto nacional quanto internacional.
PALAVRAS-CHAVE:
Linguística
Sistêmico-Funcional. Ensino. Língua portuguesa. Léxico-gramática.
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