A perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino e a formação de professores

Juliana Roquele Schoffen (UFRGS)


A perspectiva Bakhtiniana entende a linguagem como produto social, (re)construído a cada nova interação, com base nas relações axiológicas estabelecidas entre os interlocutores em determinado contexto de produção (Bakhtin, 1953, Bakhtin/Voloshinov, 1929). A comunicação, dessa perspectiva, é organizada por gêneros do discurso, definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados em cada campo de utilização da língua” (Bakhtin, 2003 [1953] p. 262). Gêneros não são, no entanto, como “modelos” prontos. Ao contrário, precisam ser reconstruídos a cada novo contexto de comunicação, visto que a construção do gênero está muito mais centrada na configuração da interlocução do que nas marcas linguísticas e formais presentes no texto. Aprender uma língua, dessa perspectiva, é, em grande medida, aprender a configurar a interlocução dentro de um contexto de comunicação específico, selecionando informações e recursos linguísticos adequados para cumprir o propósito comunicativo dentro desse contexto. 

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