A perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso e suas contribuições
para o ensino e a formação de professores
Juliana Roquele Schoffen (UFRGS)
A perspectiva Bakhtiniana entende a
linguagem como produto social, (re)construído a cada nova interação, com base
nas relações axiológicas estabelecidas entre os interlocutores em determinado
contexto de produção (Bakhtin, 1953, Bakhtin/Voloshinov, 1929). A comunicação,
dessa perspectiva, é organizada por gêneros do discurso, definidos como “tipos
relativamente estáveis de enunciados elaborados em cada campo de utilização da
língua” (Bakhtin, 2003 [1953] p. 262). Gêneros não são, no entanto, como
“modelos” prontos. Ao contrário, precisam ser reconstruídos a cada novo
contexto de comunicação, visto que a construção do gênero está muito mais
centrada na configuração da interlocução do que nas marcas linguísticas e
formais presentes no texto. Aprender uma língua, dessa perspectiva, é, em
grande medida, aprender a configurar a interlocução dentro de um contexto de
comunicação específico, selecionando informações e recursos linguísticos
adequados para cumprir o propósito comunicativo dentro desse contexto.
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