Os (multi)letramentos e seu papel
no conhecimento de professores de línguas
Orlando Vian Jr. (Universidade
Federal de São Paulo/CNPq)
Esta
contribuição para a mesa-redonda pretende explorar os (multi)letramentos a
partir da perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com
base nos trabalhos de Christie (1998, 2008), Unsworth (2005), Cope e Kalantzis
(2001, 2009, 2012), Kalantzis e Cope (2000, 2001), dentre outros. Nosso
objetivo, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, é explorar como os
(multi)letramentos devem estar presentes na formação inicial e continuada de
professores e, mais especificamente, em seu conhecimento sobre a língua(gem). Para
tal, adotamos três escopos teóricos inter-relacionados: (1) a Linguística
Sistêmico-Funcional de Halliday e as contribuições de Martin e outros pesquisadores
da Escola de Sydney e sua pedagogia de gêneros e (multi)letramentos; (2) a noção
de conhecimento de Bernstein, posteriormente desenvolvida e ampliada por Maton
(2014) e sua Teoria dos Códigos de Legitimação e a (3) Teoria Sociocultural de
Vygotsky. Nosso argumento central é o de que a noção de conhecimento atualmente
em uso na área de formação de professores requer revisões, ampliações e
reorientações em seu escopo com vistas a uma educação linguística mais eficaz e
realista. Almejamos, assim, contribuir para as discussões sobre a formação do
professor de línguas e a construção de seu conhecimento no âmbito dos cursos de
graduação em Letras.
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