Os (multi)letramentos e seu papel no conhecimento de professores de línguas

Orlando Vian Jr. (Universidade Federal de São Paulo/CNPq)

Esta contribuição para a mesa-redonda pretende explorar os (multi)letramentos a partir da perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com base nos trabalhos de Christie (1998, 2008), Unsworth (2005), Cope e Kalantzis (2001, 2009, 2012), Kalantzis e Cope (2000, 2001), dentre outros. Nosso objetivo, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, é explorar como os (multi)letramentos devem estar presentes na formação inicial e continuada de professores e, mais especificamente, em seu conhecimento sobre a língua(gem). Para tal, adotamos três escopos teóricos inter-relacionados: (1) a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e as contribuições de Martin e outros pesquisadores da Escola de Sydney e sua pedagogia de gêneros e (multi)letramentos; (2) a noção de conhecimento de Bernstein, posteriormente desenvolvida e ampliada por Maton (2014) e sua Teoria dos Códigos de Legitimação e a (3) Teoria Sociocultural de Vygotsky. Nosso argumento central é o de que a noção de conhecimento atualmente em uso na área de formação de professores requer revisões, ampliações e reorientações em seu escopo com vistas a uma educação linguística mais eficaz e realista. Almejamos, assim, contribuir para as discussões sobre a formação do professor de línguas e a construção de seu conhecimento no âmbito dos cursos de graduação em Letras.



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