TEXTO
& CONTEXTO: GÊNEROS E REGISTROS
Edna
Cristina Muniz da Silva (UnB)
Este estudo apresenta os conceitos de
texto, contexto, gêneros e registros, de acordo com a perspectiva
sistêmico-funcional da linguagem para estudo dos gêneros adotada pela chamada
Escola de Sydney, que desenvolve uma abordagem de gênero articulada teórica e
pedagogicamente (Halliday 1978, 1994, 2004; Martin 2000, 2006; Martin e Rose
2008; Rose e Martin 2012). Essa abordagem de gênero foi influenciada pela
teoria funcional de linguagem hallidayana de base semiótica social, pela teoria
sociológica de Basil Bernstein (1990, 1996/2000) e por projetos de
pesquisa-ação em educação de letramentos (Martin 1999, 2000; Rose 2008; Rose e
Martin 2012). Segundo essa abordagem, o texto – que sempre constrói
significados em eventos interativos – se desenvolve em um contexto social, cujos
sistemas de significados se realizam através dos recursos semióticos
disponíveis na cultura. Contextos de situação variam quanto a campo (atividades sociais), relações (interações) e modo (papel da linguagem no discurso),
que constituem as variáveis do registro
de um texto. O gênero é modelado no
estrato da cultura como configurações recorrentes de significados, porque realiza
linguisticamente propósitos sociais relacionados a instituições, atividades,
entidades, participantes, eventos e interações. Nesse sentido, a cultura é
definida como um sistema de gêneros sempre em mudança, que se agrupam de acordo
com um propósito social, como engajar, entreter, informar e avaliar. Registros
e gêneros materializam-se nos textos que usamos o tempo todo na escola e na
vida. Nesta abordagem funcional de linguagem, a combinação dessas duas dimensões
do estrato semiótico-social engendra as diferenças e as semelhanças entre os
textos, unidades de sentido estruturadas coesiva e coerentemente.
Portanto, compreender o contexto é
essencial para compreender um texto em sua totalidade.
Palavras-chave: texto; contexto;
gêneros; registros; abordagem funcional da linguagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário