MINICURSO – VI Encontro SAL
08 de abril de 2016

ATELIÊ DE TEXTOS: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ministrantes: Carla Carine Gerhardt e Sabrine Weber
Orientadora: Cristiane Fuzer


Neste minicurso, apresentamos experiências vivenciadas em um processo de leitura e produção escrita voltado para a educação básica, desenvolvido no âmbito do projeto de ensino e extensão “Ateliê de Textos: práticas orientadoras para o processo de produção e avaliação de textos na perspectiva textual-interativa” (FUZER, 2011), da UFSM, do qual participam, desde 2011, estudantes de licenciatura em Letras como mediadores das oficinas voltadas para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Santa Maria e região. O projeto tem por finalidade “contribuir para o aprimoramento de conhecimentos teórico-metodológicos e habilidades de professores em formação da área de Letras, além de beneficiar a comunidade com resultados de pesquisas recentes e consolidadas sobre a linguagem, com estratégias para o uso contextualizado da leitura e escrita" (FUZER, 2015). Neste minicurso, são apresentados os principais procedimentos desenvolvidos na oficina em 2015, considerando aspectos da Pedagogia de Gêneros e o Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Escola de Sydney (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), que utilizam os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). São exemplificadas atividades de desconstrução de gêneros, de construção conjunta e de construção individual, ilustradas por meio do processo de escrita e reescrita de um aluno participante da edição 2015 do Ateliê de Textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário